Além de alegrar o ambiente, certas flores têm um outro poder: o de acalmar os ânimos e equilibrar o estado emocional. A terapia floral (ou florais) foi criada na década de 1930 pelo Dr. Edward Bach, que acreditava que as doenças eram provenientes de desequilíbrios emocionais.
Bach pesquisou e catalogou 38 flores e criou um novo método de extrair a essência delas, as virtudes medicamentosas e curativas das plantas, mais especificamente das flores. Assim, o médico britânico chegou a uma coleção de 38 essências florais, relacionando cada flor com um tipo de sofrimento interior, que se tornaram mundialmente conhecidas como o Sistema Floral de Bach.
Depois, a descoberta dos florais se popularizou e permanece na lista de terapias complementares para restaurar o equilíbrio emocional. Inclusive, serviu de inspiração para o surgimento de outras vertentes, como os Florais Brasileiros e os de Minas.
Além disso, é reconhecida por mais 50 países e é citada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que a enquadra no rol de terapias complementares.
De forma geral, a terapia floral é auxiliar no equilíbrio das emoções, auxiliando a acalmar estados mentais agitados, de tristeza, entre outros. Mas, cada essência floral possui uma função específica, que atua sobre o emocional, reequilibrando-o. Assim, com as emoções saudáveis, a saúde física também se beneficia e torna-se menos suscetível a doenças.
Para descobrir o tipo de essência mais indicada para você, é necessário ter orientação de um terapeuta floral devidamente treinado, que é capaz de elaborar um composto único para sua necessidade, que alia uma combinação de diversos florais.
Primeiro você deve consultar um terapeuta. Geralmente o terapeuta recomenda que se pingue quatro gotas da essência diretamente na boca, quatro vezes ao dia (no mínimo). Contudo, não existem efeitos colaterais, pois a terapia é 100% natural e à base de flores. Alguns casos, como em bebês e gestantes, é recomendado diluir o floral em água em vez de ingeri-lo diretamente.
Entretanto, vale dizer que a terapia floral deve servir de complemento a algum tipo de tratamento, caso você tenha alguma doença grave ou transtorno emocional que inspire acompanhamento profissional.
Todo mundo pode se beneficiar dos florais. Lembre-se de que ela não cura doenças, mas atua como lenitivo de nosso estado emocional, nos fortalecendo para enfrentar os altos e baixos da vida.
Encontre os melhores suplementos e vitamínicos com qualidade comprovada, além de contar com os menores preços!